A Série B 2026 terá o formato diferente do que os torcedores estavam acostumados a acompanhar. Nesta temporada, ao fim das 38 rodadas, os dois primeiros colocados garantem vaga direta na Série A 2027 enquanto as outras duas vagas serão disputadas entre 3º x 6º e 4º x 5º em jogos de ida e volta.
A Segundona do Campeonato Brasileiro está perto de começar. De acordo com o calendário de futebol brasileiro divulgado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda no ano passado, o certame está previso para ter início ao fim de março, quando as disputas estaduais se encerram.
Mas, pegando a todos de surpresa, a Série B sofreu mudanças em seus moldes e não terá apenas disputada em pontos corridos. Nesta temporada, a competição também passará por play-offs.
Ao término das 38 rodadas, o primeiro e o segundo colocado irão garantir vaga na Série A do Brasileirão do ano seguinte. Já terceiro, quarto, quinto e sexto colocado irão para a fase de “mata-mata”. A disputa será entre 3º contra o 6º e 4º enfrentando o 5º lugar.
Os embates serão competidos em partidas de ida e volta e as equipes que tiveram a melhor campanha na competição vão decidir em casa. Além disso, a Série B não será paralisada durante a Copa do Mundo, que acontecerá entre 11 de junho e 14 de julho.

COMO VOTARAM CEARÁ E FORTALEZA PARA O NOVO FORMATO DA SÉRIE B
Rebaixados no ano passado, Vozão e Leão serão os representantes do futebol cearense na Série B 2026. Em reunião ocorrida nesta quinta (5) na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para tratar sobre a fórmula da Segundona, a dupla votou diferente.
O novo formato foi aprovado com o voto favorável do Ceará. Já o Fortaleza, por outro lado, não foi a favor, pois votou na proposta que os três primeiros subiam e o quarto e o quinto colocados disputavam a última vaga em partidas e ida e volta com o dono da melhor campanha decidindo dentro de seus domínios.
