O formato da Copa do Nordeste vai passar por mudança para a próxima temporada. Na próxima sexta-feira (19), uma reunião vai acontecer na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro, para que a proposta seja apresentada à diretoria da entidade.
Devido ao longo calendário da competição nesta temporada, que finalizou em setembro, federações e clubes se uniram para que os moldes da disputam passem por alteração.
A ideia que será apresentada à diretoria da CBF será a seguinte: Não haverá pré-Nordestão, como nos anos anteriores, 20 clubes já entram na fase de grupos sendo três do Estado do Ceará, três do Estado da Bahia – as duas federações são melhores ranqueadas – e dois clubes de cada um dos outros sete estados da região.
Dos estados de Ceará e Bahia se classificam campeão, vice-campeão e terceiro colocado do Campeonato Cearense e do Campeonato Baiano. Ceará, Fortaleza e Maracanã serão os represantes do futebol cearense, caso a proposta seja aprovada.

DIVISÃO DOS GRUPOS PARA COPA DO NORDESTE 2026
A divisão das chaves será com quatro grupos tendo cinco clubes em cada e os duelos da primeira fase serão somente de ida acontecendo com Grupo A x Grupo B e Grupo C x Grupo D.
O primeiro e o segundo colocado de cada chave avança de fase e partir das quartas de final até a final os embates serão de ida e volta. Ao todo, a Copa do Nordeste 2026 será disputada em até 11 datas.
Mauro Carmélio, presidente da FCF (Federação Cearense de Futebol) integrou a comissão das federações que montou o novo formato. A CBF não deve se opor e há uma grande expectativa de aprovação das propostas.
Em outubro, a entidade vai apresentar o calendário do futebol brasileiro do próximo e o novo formato da Copa do Nordeste 2026 deve ser confirmado juntamente.
