Jornalista cearense, Kaio Cézar fez duras críticas à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) após divulgação as mudanças a respeito da Copa do Nordeste 2026. O profissional disse que é “uma vergonha” a decisão da entidade excluir do torneio regional as equipes que estarão disputando competições da Conmebol.
Nesta quarta (1), foi divulgado o calendário do futebol do brasileiro da próxima temporada com uma série de mudanças em quase todas as competições. Mas, a que mais tem causado polêmica é a respeito da alteração de como será o Nordestão a partir da próxima temporada.
Principal torneio regional do Brasil, a Copa do Nordeste teve aumento no número de equipes, passando de 16 para 20, e será disputada entre 25 de março e 7 de junho, com fase de grupos e quartas de final ocorrendo em confrontos únicos e semifinais e finais em jogos de ida e volta.

Mas, o que tem gerado incômodo nas torcidas nordestinas e jornalistas da região é a mudança referente aos times que disputam a Série A do Brasileirão. Isso porque as equipes que garantirem vaga em certames chancelados pela Conmebol, como Sul-Americana e Libertadores, ficarão automaticamente de fora da Copa do Nordeste.
Tirando como exemplo a atual tabela da Primeira Divisão em que o Bahia é o sexto colocado e o Ceará é o 11º, ambas as equipes não vão disputar o Nordestão no próximo ano, já que, nestas respectivas posições, a dupla disputa pré-Libertadores e Sul-Americana, respectivamente. Vale ressaltar ainda que o Esquadrão é o atual e maior campeão da Copa do Nordeste.
JORNALISTA FAZ CRÍTICAS À CBF POR MUDANÇA NA COPA DO NORDESTE
Kaio Cézar não poupou palavras e fez duras críticas a principal entidade do futebol brasileiro. Chateado pela alteração que exclui do Nordestão equipes que forem competir torneios continentais, o jornalista afirmou que a medida da CBF pune os clubes do futebol nordestino que se destacam nacionalmente e chamou a atitude de “vergonha”.
“Que a CBF mais atrapalha do que ajuda o futebol nordestino, que desestimula o futebol nordestino, não é nenhuma novidade. Novidade é mesmo é essa medida de hoje. Clubes que se classificarem para competições internacionais não participam das competições regionais. Isso, na prática, ataca diretamente a Copa do Nordeste, a maior competição regional do País, um sucesso por aqui. E ataca diretamente uma competição que a CBF nunca apoiou genuinamente. A Copa do Nordeste nunca teve o apoio genuíno da CBF, pelo contrário, as últimas medidas só atrapalham, só desfaziam, cada vez mais, a competição. A CBF, agora, está punindo os clubes nordestinos de maior destaque, punindo a competência”, disse o repórter.
“Se hoje, por exemplo, Bahia e Ceará confirmarem vaga em competição internacional, como o Fortaleza também já fez recentemente, esses times de fora da Copa do Nordeste do ano seguinte. Uma vergonha! Uma vergonha desta CBF. Uma medida para todo o futebol brasileiro, mas, não vamos ser bobos, ataca diretamente a Copa do Nordeste. É como se disse: ‘Futebol nordestino, quer ter uma Copa do Nordeste sólida, grande, de cada vez mais sucesso? É só não ter destaque na Série A do Campeonato Brasileiro, é só lutar sempre ali contra o rebaixamento ou disputar uma Série B’. Repito: é uma vergonha! Ironicamente, esta medida é anunciada no início do mês de outubro, mês em que se comemora o dia do nordestino”, finalizou.