Como representante do Floresta EC, o diretor Marcleuton participou de reunião na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), na última segunda-feira (3), junto aos outros times que vão disputar a Série C do Campeonato Brasileiro 2026.
O encontro foi promovido pela principal entidade do futebol brasileiro e aconteceu na sede da CBF, no Rio de Jairo, tendo como objetivo principal iniciar os planejamentos da Terceirona do ano que vem.
A reunião contou com a presença de Samir Xaud, presidente da CBF, que foi presenteado com uma camisa do Floresta pelo dirigente Marcleuton.
“Na tarde de ontem (03), o Floresta Esporte Clube esteve representado pelo diretor Marcleuton na reunião promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que reuniu os clubes participantes da Série C do Campeonato Brasileiro 2026. O encontro, realizado na sede da entidade, teve como foco o planejamento da competição para a próxima temporada. Durante a ocasião, o diretor Marcleuton aproveitou para presentear o presidente da CBF, Samir Xaud, com a camisa oficial do Verdão da Vila, símbolo do respeito e da boa relação institucional entre o Floresta e a entidade máxima do futebol brasileiro.”, escreveu o Lobo.
A divisão do terceiro escalação nacional vai manter o atual formato para 2026. Uma tabela de pontos corridos com 20 times na primeira fase e os oito melhores classificados avançando para a segunda fase, sendo divididos em dois grupos com quatro equipes em cada um e, desses grupos, sobem os dois melhores de cada.

A competição vai iniciar no dia 5 de abril e está marcada para finalizar em 25 de outubro, de acordo com o que foi divulgado pela CBF a respeito do calendário do futebol brasileiro de 2026.
Mas, algumas mudanças acontecerão visando as temporadas seguintes. Em 2026, apenas dois clubes serão rebaixados para a Série D e seis conquistarão acesso para a Série C. O mesmo vai acontecer em 2027.
Isso significa que vai haver um aumento gradativo de números de equipes disputando a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro até 2029.
Em 2027, serão 24 equipes na Terceirona e este número vai aumentar para 28 em 2028, temporada em que o certame nacional será dividido em dois grupos com 14 times em cada um e seis clubes serão rebaixados para a Série D de 2029.
RELEMBRE CAMPANHA DO FLORESTA NA SÉRIE C 2025
Nesta temporada, o Verdão da Vila Manoel Sátiro “bateu na trave” para conseguir o tão sonhado acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
Apesar de ter feito a melhor campanha da história do clube em competições nacionais ao terminar a primeira fase na oitava posição e conseguir avançar, o Lobo terminou a segunda fase em terceiro colocado do Grupo B.
O detalhe é que o Floresta terminou com os mesmos sete pontos do vice-líder da chave, o São Bernardo-SP, mas ficou atrás na tabela de classificação por saldo de gols.

