Fernandinho está recuperado da lesão sofrida na parte anterior da coxa direita no início deste mês de Agosto. O atacante do Ceará concluiu a primeira semana do período de transição, nesta sexta-feira (29), e está próximo de retornar aos treinos com o restante do grupo.
O atacante de 28 anos vem trabalhando diariamente sob os cuidados dos profissionais do CESP (Centro de Saúde e Performance), aprimorando a parte física para que possa ficar à disposição do Alvinegro o quanto antes.
Anteriormente, o prazo de recuperação seria de mais de 30 dias por causa da lesão no reto femoral. Mas, o tempo foi diminuído para duas semanas e meia após trabalhos específicos na fisioterapia.
“Teve uma lesão no reto femoral. Gira em torno de 21 a 30 dias de recuperação. Conseguimos reduzir isso para 18 dias, acelerando o processo dele. Na primeira fase, fizemos uma analgesia, para controle de dor, utilizando os aparelhos que temos à disposição no CESP. Na segunda fase, fizemos um trabalho de fortalecimento, para recrutar fibra para preencher a lesão. Estávamos sempre alinhados com a preparação física e a fisiologia. Nessa terceira fase, mantinha a parte estrutural, mas fazendo trabalhos de campo, abordando os seguintes critérios: finalização, passe, sprint, aceleração e desaceleração”, explicou Matheus Marques, fisioterapeuta do Ceará.

FERNANDINHO PERTO DE RETORNO AOS TREINOS EM GRUPO
Nos últimos cinco jogos – Flamengo, Palmeiras, RB Bragantino, Bahia e Grêmio -, ele foi ausência. Ele seguirá como desfalque, pelo menos, para o jogo deste fim de semana e não encara o Juventude-RS, já que ainda segue fazendo trabalho de transição física. Mas, a expectativa é que na semana que vem ele já inicie os treinamentos com o elenco.
“O Fernandinho está na fase final de transição. Evoluiu com a fisioterapia, segue evoluindo o ganho de força. Está faltando para ele essas atividades mais imprevisíveis, que são treinos com o contexto de jogo, com adversários, para ele vivenciar e evoluir. Semana que vem, a tendência é que ele passe a treinar com o grupo”, afirmou Roberto Farias, preparador físico do Ceará.