A Copa do Nordeste 2026 deve ter a fase preliminar excluída. Ou seja, a competição iniciando já na fase de grupos. Cinco representantes de federações nordestinas estão em discussão a respeito deste assunto e outros para a reformulação da disputa. A informação é do jornalista Brenno Rebouças, do Diário do Nordeste.
O calendário do Nordestão desta temporada não agradou a muitos clubes. Isso porque, diferente dos anos anteriores, em 2025 a competição foi de 21 de janeiro a 6 de outubro, o que acabou sendo prejudicial para os times que disputam Campeonato Brasileiro e disputas internacionais, devido ao volume de jogos no segundo semestre.
Mas, para 2026, o formato do certame regional vai mudar. Presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio está como representante ao lado de outros quatro presidentes de federações nordestinas – Felipe Omena Feijó (Alagoas), Michelle Ramalho (Paraíba), Milton Dantas (Sergipe) e José Vanildo (Rio Grande do Norte) – para discutir as mudanças na competição.

MUDANÇA NA COPA DO NORDESTE 2026 EM PAUTA
Alguns formatos estão sendo pautados em reuniões, como quatro grupos com cinco equipes em cada ou cinco grupos com quatro equipes em cada, mas ainda sem definição. Porém, o que vem se firmando é que não deve haver fase preliminar.
Ou seja, ao invés de ter um período em que 16 clubes vão disputar quatro vagas, o torneio já iniciaria diretamente na fase de grupos. Desta forma, o meio de classificação para a Copa do Nordeste deve passar por mudança.
Os representantes das federações têm como plano enviar a nova fórmula à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), organizadora da competição, até o fim deste mês de setembro. Isso porque em outubro a entidade vai divulgar o calendário do futebol brasileiro 2026.
José Vanildo, presidente da Federação de Futebol do Rio Grande e também vice-presidente da CBF, está como mentor do grupo de representantes. Há uma espécie de “acordo” para que a CBF aceite as mudanças propostas pelas federações a respeito da Copa do Nordeste do próximo ano.
