Para a temporada 2026, está nos planos do Ceará dar espaço para os atletas das categorias de base no time principal. João Paulo Silva, presidente do Vozão, relatou em entrevista ao Futebolês que há jovens “pedindo passagem” e quer que, pelo menos, cinco ou seis tendo minutagem em campo.
Em 2025, os jovens formados na Cidade Vozão pouco tiveram espaço no time principal. Guilherme chegou a ser utilizado sete vezes na Série A, mas sua minutagem era muito pequena e, no geral, ele esteve em campo em menos de 150 minutos.
Mas, para o próximo ano, as categorias de base estão totalmente dentro do planejamento do clube. Com o rebaixamento para a Série B, o orçamento será muito inferior e com jovens jogadores “pedindo passagem“, o presidente João Paulo Silva quer que, pelo menos, no começo do ano esses atletas sejam utilizados para que possam ter real oportunidade e possam evoluir e mostrar qualidade.
“Quero usar muito a base, principalmente, nesse começo de ano porque janeiro a gente só joga o Campeonato Cearense, são cinco jogos. A Copa do Brasil começa só em fevereiro e a Copa do Nordeste e o Brasileiro, que é uma competição que a gente valoriza (Nordestão), começam em março. O campeonato (estadual) cojmeço no dia 10 de janeiro, quero usar, pelo menos, cinco ou seis da base”, disse o mandatário do Ceará.
PRESIDENTE DO CEARÁ DESTACA GUILHERME
Jovem de 20 anos, o atacante Guilherme Luiz está no Vozão desde o ano passado, quando chegou por empréstimo. No início deste ano, ele se destacou na Copinha marcando três gols e dando uma assistência em três jogos.
No time principal, apesar da baixa minutagem, ele fez um gol no Campeonato Cearense 2026 e deu uma assistência na Série A do Brasileirão, em vitória sobre o Vasco-RJ por 2 a 1, na quarta rodada.
Para o presidente do Vozão, o atleta correspondeu bem quando foi acionado no time principal e também se destacou quando retornou à equipe Sub-20, sendo um dos principais nomes da final da Copa do Nordeste, título inédito conquistado pelo clube na categoria.
“Tem menino pedindo passagem. O Guilherme é um jogador que quando entrou, correspondeu. Foi jogar o Sub-20 contra o Bahia e o Bahia investiu mais profissionalmente que o Ceará e ele foi destaque. Ganhamos um título que, talvez, ninguém esperava. Nós perdemos o jogo aqui e lá nós ganhamos, conquitamos um título inédito. E ele foi um dos jogadores destaques. Ele e o Giulio, um jogador de característica muito boa, é veloz. Temos que dar oportunidade a esses meninos”, finalizou.

