O Ceará deu início ao uso da capoeira como forma de ajudar no desenvolvimento dos atletas de iniciação na modalidade de futsal. A prática estreou no clube na manhã deste sábado (27) com o profissional João Ferreira de Oliveira Filho.
O Vozão segue trabalhando continuamente para a evolução de seus atletas desde o princípio de sua trajetória. Nesta manhça, no CT de Porangabuçu, os jovens de iniciação tiveram a experiência de iniciar aulas de capoeira como parte do treinamento.

Esta ação tomada pelo clube tem como objetivo ajudar no desenvolvimento desses jovens talentos na formação psicomotora com treinos específicos.
Durante as atividades, “são estimulados elementos essenciais para o amplo desenvolvimento, como tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção do corpo e estruturação espaço-temporal“, conta o Alvinegro.
Quem está à frente dessas aulas é o professor João Ferreira de Oliveira Filho. O profissional tem 43 anos, sendo 29 deles como capoeirista. Ele participou três vezes do Festival Internacional de Cultura Afro, na Venezuela.
Além disso, ele ministrou aulas no Encontro Anual de Capoeira, em Portugal, em 2008, 2010, 2016, 2023 e também neste ano. Em 2016, ele se apresentou em festivais da modalidade na Hungria e França.
