Renato Paiva foi demitido do Fortaleza, nesta terça-feira (2). O jornalista carioca Venê Casagrande publicou, em suas redes sociais, os “bastidores” da saída do português do comando técnico do Leão. O repórter ainda chamou as ações da cúpula tricolor de “cartilha de time rebaixado“.
Com 10 jogos e somente uma derrota, além de uma eliminação – Libertadores -, Paiva sucumbiu à pressão e deixou o cargo de treinador menos de dois meses após assumir a vaga de Juan Pablo Vojvoda, demitido em julho após quase cinco anos de trabalho no clube.
O jornalista Venê Casagrande expôs os detalhes da demissão do português, que teve somente 20% de aproveitamento, o quarto pior da história dos treinamentos que já passaram pelo Pici.

Segundo o repórter, Paiva ficou sabendo da demissão por meio das notícias publicadas pelos veículos de imprensa e que a diretoria leonina se desculpou por isso, mas o informou que precisava de um treinador com um perfil diferente, pois entende que o time precisa jogar em um formato mais defensivo.
Ainda de acordo com as informações de Venê, apesar das promessas de reforços, a cúpula do Tricolor teria alegado falta de dinheiro para fazer os investimentos em contratações que o português queria.
Em 47 dias como técnico do Fortaleza, Renato Paiva afastou o goleiro Magrão, volantes Rodrigo, Zé Welison e Martínez e o atacante Deyverson. Além disso, a pedidos do técnico, o clube contratou o goleiro Helton Leite, zagueiro Lucas Gazal, meias Paulo Roberto, Pierre e Yeison Guzmán e o jovem atacante Kayke, emprestado pelo Botafogo-RJ.

LEIA NA ÍNTEGRA BASTIDORES DA DEMISSÃO DE RENATO PAIVA DO FORTALEZA
“Bastidores da demissão de Renato Paiva no Fortaleza, que parece perdido e seguindo aquela famosa “cartilha” de time rebaixado:
O treinador ficou sabendo da demissão pela imprensa. Inclusive, ontem à noite, um dirigente do Leão ligou para o treinador para conversar sobre o retorno do zagueiro Marcelo Benevenuto (estava emprestado ao Criciúma). A conversa em tom de “respaldo” e de que o trabalho iria continuar. Em nenhum momento foi falado sobre um possível rompimento de trabalho.
Hoje à tarde, a imprensa local soltou que o treinador estava fora do Fortaleza antes mesmo da reunião da diretoria com o treinador para acontecer o desligamento. Depois que vazou a informação, o português foi chamado no clube. Nesse encontro, que rolou no início da noite, a diretoria pediu desculpas pelo fato de a imprensa ter soltado antes e alegou que o desligamento é porque entende que o time precisa de um treinador mais defensivo.
Porém, vale mencionar, que quando Renato Paiva foi contratado, a diretoria prometeu contratações e reforços. Mas, dias depois, quando a cúpula não conseguiu entregar os reforços, a alegação foi que não tinha dinheiro para tais investimentos”.
Bastidores da demissão de Renato Paiva no Fortaleza, que parece perdido e seguindo aquela famosa "cartilha" de time rebaixado:
— Venê Casagrande (@venecasagrande) September 2, 2025
O treinador ficou sabendo da demissão pela imprensa. Inclusive, ontem à noite, um dirigente do Leão ligou para o treinador para conversar sobre o… pic.twitter.com/1OpxOGuZjr