Elmano de Freitas, Governador do Estado do Ceará, nomeou Herbet Gonçalves Santos como Procurador-Geral da Justiça (PGJ), na última segunda-feira (30). Ele é ex-presidente do Conselho Deliberativo do Ceará e assume o cargo no dia 6 de janeiro.
Natural de Juazeiro do Norte, Herbet é Promotor do Ministério Público do Ceará (MPCE) – cargo que terá que se afastar após assumir o comando da PGJ – e ex-Defensor e Procurador do Estado, foi presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e integrou o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
Ele ficou em segundo lugar na votação da tríplice enviada ao Palácio da Abolição com 204 votos e foi escolhido pelo petista para o cargo pelos próximos dois anos.
Seu mandato como Procurador-Geral da Justiça (PGJ) começa a partir do dia 6 de janeiro e ele vai atuar na Promotoria de Justiça de Combate às Organizações Criminosas, tendo como principal e maior missão o combate estratégico ao crime organizado no Estado.
“Informo que estou nomeando o Promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos para o cargo de Procurador-Geral de Justiça para mandato de 2 anos, a partir de 6 de janeiro de 2026. O ato será publicado no Diário Oficial de hoje. Desejo a ele muito sucesso na missão, e agradeço o atual Procurador-Geral, Haley de Carvalho, pelo trabalho realizado nos últimos dois anos”, escreveu Elmano de Freitas, Governador do Estado.

HERBET PRESIDIU O CONSELHO DELIBERATIVO DO CEARÁ SC
Herbet Gonçalves Santos foi presidente do Conselho Deliberativo do Alvinegro de Porangabuçu de maio de 2024 – quando assumiu após renúncia de Dr. José de Carvalho Barreto Filho – até outubro deste ano, quando ele solicitou licença para cuidar de “assuntos institucionais alheios ao Ceará“, conforme publicou o clube na época ao explicar o motivo de seu pedido de afastamento do cargo.
Em seu lugar, assumiu Márcio Forti, que vai presidir o Conselho Deliberativo do Ceará até a próxima quarta-feira, dia 31 de dezembro. Forti integra o Conselho do Vozão há 10 anos.

