Após atos de violência realizados por parte da torcida do Colo-Colo na partida contra o Fortaleza, em jogo da Libertadores, na última quinta-feira (10), Gianni Infantino, presidente da Fifa, e a CBF se pronunciaram lamentando o ocorrido. A entidade brasileira enviou um documento à Conmebol pedindo que as regras da competição sejam seguidas a rigor e que os três pontos sejam dados ao Tricolor.

As cenas lamentáveis aconteceram aos 24 minutos do segundo tempo. Do lado de fora do estádio Monumental de Santiago, no Chile, dois torcedores da equipe da casa foram mortos após serem atropelados por uma viatura da polícia local. Revoltados, integrantes da “Garra Blanca“, torcida organizada do Colo-Colo, invadiram o gramado e o jogo foi paralisado por mais de 1h e, posteriormente, foi cancelado pela Conmebol.
Nesta sexta (11), a Fifa se pronunciou por meio de seu presidente, condenando o ocorrido e lamentando a morte dos dois torcedores do Colo-Colo.
“Estou profundamente consternado após me inteirar sobre os trágicos incidentes ocorridos na partida da Conmebol Libertadores entre Colo-Colo e Fortaleza, em Santiago, que causaram a morte de duas pessoas e deixaram várias outras feridas. Em nome da Fifa e de toda família do futebol, quero expressar minhas mais sinceras condolências aos clubes, à Conmebol e a Federação de Futebol do Chile, assim como às famílias e entes queridos das vítimas. Que descansem em paz”, disse Infantino em parte do trecho.

CBF FAZ ‘CORO’ A FAVOR DO FORTALEZA
Quem também se manifestou a respeito do lamentável ocorrido foi a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A entidade publicou uma nota lamentando toda a situação e afirmou ter encaminhado um documento à Conmebol, quem chancela a Libertadores, pedindo que os três pontos da partida sejam dados ao Fortaleza, com base em artigos do Código Disciplinar da Conmebol.
“A Confederação Brasileira de Futebol, pelo seu Presidente, Ednaldo Rodrigues, vem por esse expediente, além de lamentar profundamente o ocorrido, prestando as suas condolências às famílias das vidas que foram 2 tragicamente ceifadas, requerer a determinação do quanto previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol que assim no sentido de atribuir o resultado da partida favor do Fortaleza Esporte Clube pelo placar de 3×0 em razão da responsabilidade do clube mandante”.
