O Campeonato Cearense 2026 pode passar por mudança no formato, de acordo com Mauro Carmélio Neto, vice-presidente da FCF (Federação Cearense de Futebol). Em entrevista ao jornal O Povo, nesta segunda-feira (13), o dirigente afirmou que situações estão sendo avaliadas pensando nas 10 equipes que vão competir.
Devido a mudança no calendário do futebol brasileiro da próxima temporada imposta pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), os estaduais irão iniciar em janeiro e terão menos datas.
A situação, no entanto, não vai prejudicar tanto o Campeonato Cearense, ainda mais se comparado aos outros estaduais, já que o certame alencarino já havia diminuído o número de datas.

Mas, visando o benefício para todas as 10 equipes que vão competir a Série A do Cearense 2026, a FCF analisa uma forma de melhorar a competição e não descarta a possibilidade de haver mudança nos moldes da competição.
“(Mudar o formato) é uma possibilidade. Estamos pensando em muita coisa, tanto em manter, como melhorar. Não diria mudar por mudar, mas melhorar e entender o que os 10 clubes estão precisando. Não vai ter essa questão da gente olhar só para os pequenos ou só para os maiores, precisamos saber as necessidades dos 10”, disse o dirigente cearense.
NOVA DATA PARA SORTEIO DA FASE DE GRUPOS DO CEARENSE 2026
Mauro Carmélio Neto ainda informou que já há uma nova data para o Conselho Técnico do Estadual acontecer. Antes marcado para o dia 8 de outubro, o evento precisou ser adiado por “motivos logísticos“.
O dirigente revelou que a nova data agora será dia 23 de outubro e que o motivo desta mudança foi para que houvesse tempo para conversar melhores com os clubes. No evento do Conselho Técnico, haverá o sorteio da primeira fase do Campeonato Cearense 2026.
“A gente tinha marcado o conselho técnico para o dia 8 de outubro, mas a gente precisou adiar ele para o dia 23, pois seria a melhor opção para a gente ter mais tempo de conversar com os clube”, complementa, reforçando o impacto do anúncio das mudanças para todo o ano do futebol no Brasil, realizado pela CBF.
