A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está trabalhando para uma reformulação da Copa do Nordeste e seu calendário na temporada 2026. A informação foi divulgada por Júlio Avellar, diretor de competições da entidade.
A disputa regional sempre teve como uma ideia ser um torneio de primeiro semestre. Mas, com o crescimento do certame e ao calendário das equipes que participam – cinco estão na Série A do Brasileirão e três disputaram competições internacionais -, a CBF estendeu a disputa, indo de 21 de janeiro até 6 de setembro.

Mas, este estilo de competição não agradou os clubes, justamente pelo longo calendário de jogos que acabam “atrapalhando” as disputas do segundo semestre. Então, José Vanildo, vice-presidente da CBF, está à frente de um trabalho que tem como planejamento reformular a competição para o próximo ano.
“O vice-presidente da CBF, José Vanildo, coordena um trabalho de reformulação da Copa do Nordeste. Ou seja, tem novidade que está por vir no calendário e a gente, em breve, deve divulgar”, disse o Avellar.
NOVO FORMATO DA COPA DO NORDESTE
Dois formados para o torneio regional estão em discussão: se serão quatro grupos com cinco equipes ou cinco grupos com quatro times em cada um. Após decidido isto, também será analisado se os duelos da primeira fase serão em partidas apenas de ida ou com duelos de ida e volta.
O formato da competição ainda não foi informado. Mas, o que se sabe até aqui é que representantes de cinco federações nordestinas – Mauro Carmélio (Ceará), Felipe Omena Feijó (Alagoas), Michelle Ramalho (Paraíba), Milton Dantas (Sergipe) e José Vanildo (Rio Grande do Norte) – irão definir os novos moldes da disputa.
José Vanildo, presidente da Federação do Rio Grande do Norte e também é vice-presidente da CBF, vai atuar, neste caso, como mentor.
